Plano Empresário
Crédito saudável para empreendimentos imobiliários e do agronegócio.
O Plano Empresário adianta valores futuros e viabiliza todas as etapas do seu projeto.
Conheça os benefícios.
Antecipar recebíveis imobiliários gera fluxo de caixa imediato e dá fôlego ao orçamento.
Os recursos podem ser usados para financiar projetos novos ou tocar o que está em andamento.
A flexibilidade financeira torna a empresa menos dependente, aumentando seu poder na hora de negociar.
A antecipação permite à empresa diversificar suas dívidas e ficar com a operação mais vantajosa.
PASSO A PASSO
Como funciona o Plano Empresário
passo
Carteira de recebíveis
Você identifica o que tem a receber ao longo dos anos e forma sua carteira de recebíveis.
passo
Cessão da carteira
Sua empresa cede a carteira de recebíveis para a securitizadora que atua em parceria com a Federal Invest.
passo
Emissão de CRI ou CRA
A securitizadora emite Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) ou do Agronegócio (CRA) e distribui para investidores.
passo
Dinheiro na conta
O dinheiro vai para o caixa da sua empresa e parte das parcelas pagas por seus clientes no futuro remunera os investidores.
Conheça aqui as
Dúvidas frequentes
Conheça aqui as
Dúvidas frequentes
O Plano Empresário é indicado para empresas do setor imobiliário e do agronegócio.
No segmento imobiliário, atendemos operações de loteamentos, resorts, shoppings centers, incorporações, do tipo corporativo (sale & lease back e built-to-suit) e de aluguéis.
No agronegócio, operações de compra e venda de máquinas e equipamentos agrários, defensivos e fertilizantes, produção agrícola e pecuária e produção de energia e madeira.
É uma forma de financiar recursos diferente dos produtos tradicionais oferecidos pelos bancos. Nesse formato, o empreendedor antecipa os valores que receberia de seus clientes a prazo e levanta o dinheiro necessário para dar andamento ao seu empreendimento ou investir em um novo projeto.
A securitização é um processo realizado exclusivamente por instituição especializada, autorizada pelos órgãos reguladores competentes. Ela coordena e estrutura a emissão de títulos lastreados em direitos creditórios – crédito imobiliário ou agrícola, por exemplo -, que serão negociados no mercado de capitais e adquiridos por investidores.
Não. Nessa modalidade, a Federal Invest atua em parceria com a securitizadora Fortesec, companhia aberta registrada na categoria B junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que conecta empreendedores do Brasil aos principais investidores.
A securitizadora transforma os recebíveis futuros do empreendimento em títulos, chamados de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) ou do Agronegócio (CRA), que são vendidos no mercado de capitais como títulos de renda fixa para investidores – pessoas físicas e fundos de investimento. O recurso arrecadado junto aos investidores é utilizado para financiar o projeto, sob supervisão e controle da securitizadora. Em troca, os investidores passarão a receber parte dos pagamentos do projeto financiado.